terça-feira, 24 de agosto de 2010

Dia 22 de Agosto Dia do Folclore



O dia 22 de agosto e comemorado o dia Nacional do folclore. Apalavra tem o significado de Cultura, sinônimo de crenças, enfim. È o que um povo acredita e que muintas vezes vem de geraçao para geração.
O Folclore Brasileiro é um dos maiores do mundo, em relação a quantidade de lendas e de como as pessoas encaram a data . È um dia muinto comemorado, principalmente no Norte de pais, de a maioria das historias foram criadas.

O folclore pode ser dividido em lendas e mitos.Muintos deles deram origem á festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do pais.



IARA - Tem as mesmas características das sereias: mulher da cintura para cima, peixe da cintura para baixo, canto irresistível aos ouvidos dos homens, que atrai a profundidade das águas, onde habita.

LOBISOMEM - Homen aparentemente comum, vive e trabalha como os demais da comunidade. Nas noites de lua cheia se transforma em um lobo,ou em um homem com cabeça de lobo e mata quem cruza o seu caminho. Antes do dia clarear readquire forma humana.





CAIPORA - Segundo a mitologia tupi, um personagem das florestas, com a propriedade de atrapalhar os negócios de quem o vê. Quando um projeto sai errado, se diz que seu autor viu o caipora, ou caapora. Em algumas regiões e umindiozinho de pele escura. Em outra, uma indiazinha feroz. É descrito também,como uma criança de uma perna só e cabeça enorme.


CUCA - Influenciada pela bruxa de origem européia e uma velha feia que ameaça crianças desobedientes, em especial as que não querem dormir á noite







MULA-SEM-CABEÇA - Personagem monstruosa em que se tranforma a mulher que tem relaçoes sexuais com padres ou compadres. Acredita-se que a metamorfose se da nas noites de sexta-feira, quando o galope da mula-sem-cabeça assombra pessoas da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário